4º Domingo do Advento - Mensagem de Dom Amilton Manoel da Silva, CP

UMA MULHER...

A Liturgia do Advento nos apresenta várias pessoas que prepararam o povo para a vinda do Messias. Hoje aparece a figura privilegiada de uma mulher que trouxe ao mundo o próprio Salvador. Se quisermos entrar no espírito do Natal, devemos nos aproximar de Maria.
Na 1ª leitura (Mq 5,1-4a), o profeta Miquéias fala do ambiente humilde onde irá nascer o Messias. Ele nascerá num pequeno povoado desconhecido, Belém, e sairá de uma família pobre e humilde.
A 2ª leitura (Hb 10,5-10) mostra que Jesus estabelece uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens.
O Evangelho (Lc 1,39-45) narra o encontro de duas Mães, que vibram de alegria com a realização das promessas. Após a Anunciação, em que deu o seu “sim” a Deus, Maria se põe a caminho... e vai às pressas à casa de Isabel; ela é mensageira da paz. Em nossas visitas, levamos a paz? Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, compreendeu os acontecimentos e proclama “benditos” com toda alegria: “Bendita és tu entre as mulheres... Bendito é o fruto do teu ventre... Bendita és tu que acreditaste...” Maria lança para Deus os elogios feitos a ela. “Donde me vem a honra de que a mãe do meu Senhor me visite?” Essa pergunta lembra Davi ao receber a Arca da Aliança em Jerusalém. Maria é a nova Arca da Aliança, que traz a presença salvadora do Senhor... Maria nos ensina três coisas: levar Jesus no coração, a alegria de encontrar os amigos e a caridade em primeiro lugar. Com Maria, vamos a Belém, Jesus está para nascer.

Bom domingo!
Deus te abençoe.