Na próxima segunda-feira, 05, Guarapuava recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida

Em romaria, centenas de pessoas viajam a Aparecida, São Paulo, para buscar a imagem peregrina. Esta foi doada à diocese de Guarapuava e que percorrerá as paróquias.

03/09/2016 18H08

Guarapuava se prepara para receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 05 de setembro.

Além da carreata partindo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, às 18 horas, em Guarapuava, e que percorrerá as ruas até a Catedral Nossa Senhora de Belém, outra programação está sendo elaborada na Praça Nove de Dezembro. Sob a coordenação de padre Paulo Carlos Souza, pároco da comunidade São Luiz Gonzaga, haverá reza do terço e animação com muita música e alegria, para receber a imagem peregrina que foi doada do Santuário em São Paulo à diocese de Guarapuava. “Estamos preparando uma grande festa para receber a imagem da padroeira do Brasil. Venham celebrar conosco, na Praça Nove de Dezembro, em frente à Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava. Vamos rezar o terço, cantar e festejar este momento maravilhoso que faz parte dos trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Parnaíba e também em celebração aos cinquenta anos da diocese de Guarapuava. A partir das 17 horas, estaremos reunidos em oração e muita felicidade”, grifou padre Paulo.

Quem também convida a todos para a festa é o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva. Empolgado com os trabalhos em celebração ao Jubileu de Ouro da diocese de Guarapuava e também com as comemorações dos trezentos anos de encontro da imagem, Dom Wagner observa que “esta é uma oportunidade única” para a comunidade católica, principalmente para quem pertencer à diocese de Guarapuava festejar e louvar a Nossa Senhora. “Vivemos um momento muito intenso de celebrações em nossas comunidades. Comemoramos, em 2017, os trezentos anos de encontro da imagem de Nossa Senhora pelos pescadores. Na diocese de Guarapuava, vivemos o Ano Jubilar. As duas festas se somam e temos a oportunidade de fazermos um trabalho muito bonito de evangelização e de devoção”, considerou o bispo.

Desde 2015, uma grande festa em homenagem à padroeira do Brasil vem sendo preparada pelo Santuário Nacional de Aparecida. A diocese de Guarapuava, somando-se aos festejos dos cinquenta anos, também preparou uma vasta programação junto às paróquias para buscar a imagem de Nossa Senhora que permanecerá na diocese como presente do Santuário Nacional à Igreja Particular.

Diversos ônibus farão a viagem até Aparecida com saída de vários pontos da cidade e das paróquias com horários variados. Após o retorno, no dia 05, haverá a concentração dos romeiros em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, Bairro Bonsucesso, em Guarapuava a partir das 17 horas. De lá, às 18 horas, em carreta e com grande festa, a imagem será levada até a Catedral Nossa Senhora de Belém, no centro da cidade onde acontecerá uma celebração presidida por Dom Wagner com participação de diversos padres, religiosos e leigos às 19 horas.

“Quero convidar a todos para que, no dia 05 de setembro, às 18 horas, participem conosco da carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida que chegará, em romaria, vinda de Aparecida, São Paulo, para permanecer em nossa diocese. Serão momentos de alegria e devoção. Venha celebrar conosco!”, lembra Dom Wagner.

Após as comemorações, a imagem, que foi doada à diocese, poderá participar de celebrações e romarias pelas paróquias e comunidades.

SERVIÇO

Abaixo, uma lista com os nomes das paróquias que disponibilizarão os ônibus para a viagem. Na lista também figuram os locais de saída dos ônibus e o tempo de permanência no Santuário, bem como de viagem.

Catedral - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo (04/09).

Santa Terezinha - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Sant’Ana/Guarapuava – 01 ônibus bate e volta (saída 03/09 retorno 04/09).

Santos Anjos – 04 ônibus bate e volta (saída 03/09 retorno 04/09).

São Luiz Gonzaga - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Laranjeiras do Sul - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Reserva do Iguaçu - 01 ônibus – Sai na quinta-feira (01/09) e retorna no domingo.

Rio Bonito do Iguaçu - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Rio Branco do Ivaí - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Mato Rico - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Turvo - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Candói - 01 ônibus – Sai na sexta-feira (02/09) e retorna no domingo.

Para mais informações ligue (42) 3626-4348 - Ramal 200

HISTÓRIA DO ENCONTRO DA IMAGEM

O encontro da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e bênção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

 

Veja Mais