Pe. Erico Gabriel Gurkowski é o novo coordenador da Ação Evangelizadora

O sacerdote também é o novo pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, em Guarapuava.

22/11/2021 14H07

A Igreja em saída é uma Igreja com as portas abertas.” (EG, 46)

Em uma diocese, a Ação Evangelizadora é o setor responsável por coordenar os trabalhos pastorais em todas as paróquias, formar lideranças e tornar possível que a pessoa de Jesus Cristo seja conhecida dentro deste espaço geográfico. Na diocese de Guarapuava, desde 21 de outubro de 2021, o coordenador da Ação Evangelizadora é o padre Erico Gabriel Gurkowski, que substituiu o padre Sebastião Gulart.

Um dos principais desafios da Ação Evangelizadora está na catequese. “A partir da reunião dos padres, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, vamos priorizar o trabalho de Pastoral na Iniciação à Vida Cristã, dentro de um novo projeto da diocese que terá um viés de formação para nossos catequistas”, informou o pe. Érico. Também serão realizados trabalhos para reorganizar a administração dos sacramentos. “Estão surgindo algumas normas e novas orientações para os sacramentos do batismo e matrimônio, e vamos acompanhar mais de perto”, explicou.

Para que a Ação Evangelizadora diocesana seja mais dinâmica, foi concordado na reunião do clero que os padres coordenadores dos decanatos também sejam referências e orientadores dos trabalhos nas respectivas paróquias. São eles:

• Padre Paulo Francini, coordenador do Decanato Pinhão;

• Padre Jean Patrik, coordenador do Decanato Centro;

• Padre Edinaldo Mendes Tonete, coordenador do Decanato Laranjeiras;

• Padre Zdzislaw Jozef Nabialczyk (Pe. ZDZ), coordenador do Decanato Pitanga.

Clique aqui para saber o que são os decanatos e a quais cada paróquia pertence.

Além da função de coordenador da Ação Evangelizadora, padre Erico também é o novo pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, em Guarapuava. Sua posse se deu no dia 15 de novembro de 2021. Antes, o sacerdote era o pároco da paróquia Santa Maria Imaculada Conceição, em Santa Maria do Oeste (PR). “Agradeço pelo período que trabalhei na paróquia Santa Maria. Foram 2 anos e onze meses, no qual pegamos um período difícil da pandemia, mas com a graça de Deus conseguimos atender a comunidade, dando continuidade naquilo que era essencial, sempre dando apoio às famílias. Agora, com a nova missão, aqui na paróquia São Luiz Gonzaga, é um grande desafio, principalmente porque vou realizar também os trabalhos da Ação Evangelizadora. [...] A comunidade é muito receptiva, e fui recebido com muita alegria. Ainda estou me adaptando ao que a comunidade está vivendo, e vamos contribuir para que os trabalhos continuem. Vamos melhorar sempre mais”, contou o sacerdote.

Pe. Erico também lembrou de seu antecessor, o padre Sebastião Gulart: “agradeço o pe. Sebastião, o qual realizou o seu trabalho aqui, ajudando o povo na espiritualidade e também nas pastorais e movimentos. Que Deus o abençoe em sua nova missão na paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul”.

Conto com as orações dos paroquianos desta comunidade e também rezo por eles. Vamos juntos crescer espiritualmente e evangelizar”, finalizou.

A paróquia São Luiz Gonzaga está localizada no bairro Morro Alto, em Guarapuava, na rua Bernardino Roseira de Lacerda, 607.

Veja Mais