Atividades pastorais estão retomando o ritmo “pré-pandemia”

Confira alguns encontros presenciais realizados no último final de semana.

16/05/2022 15H37

Nos dias 14 e 15 de maio, diversos setores da diocese de Guarapuava realizaram atividades de formação, atualização e confraternização. Após 2 anos de encontros feitos de forma on-line ou presencial com limitações, os trabalhos estão retornando ao ritmo “pré-pandemia”. Confira os principais eventos:

2ª Assembleia da Pastoral do Dízimo
No dia 14 de maio, sábado, a paróquia São Luiz Gonzaga e Beato Carlo Acútis, em Guarapuava, recebeu lideranças das paróquias de diversas cidades da diocese. Destinado principalmente a membros dos Conselhos Paroquiais de Assuntos Econômicos (COPAE’s), Conselhos Paroquiais de Pastorais (CPP’s) e agentes da Pastoral do Dízimo, o encontro foi de grande ajuda aos participantes, que voltam às suas paróquias mais conscientes sobre as necessidades da Igreja. Na ocasião, também foram nomeados os novos coordenadores do dízimo nos decanatos. Essas pessoas serão as referências e o elo das paróquias com a diocese.
Sobre as Escolas de Formação do Dízimo, ficou acordado que serão realizados, ao longo do segundo semestre de 2022, quatro encontros, sendo um para cada decanato. Os locais ainda serão definidos.

“É a primeira grande reunião pós-pandemia. Superou nossa expectativa, pela resposta que as paróquias nos deram. Contamos com quase 100 participantes, e tivemos também a presença dos padres Erico Gabriel Gurkowski, da Ação Evangelizadora, Itamar Abreu Turco, ecônomo e Carlos de Oliveira Elger, vigário geral, que contribuíram com seus testemunhos. Padre Acácio Evêncio de Oliveira e o Frei Célio Ferreira também participaram. Todos fomos convidados a fazer a experiência de sermos dizimistas”, disse Luiz Gruchoski, que ao lado se sua esposa Leda Gruchoski coordena a Pastoral do Dízimo diocesana.

 

Romaria do Terço dos Homens
No domingo, 15 de maio, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, acolheu diversas caravanas da diocese para o encontro do Terço dos Homens. O movimento, que tem ganhado cada vez mais adeptos nas paróquias, é destinado a homens de todas as idades, que se reúnem nas casas ou nas comunidades para, além de rezar o terço, ser um exemplo de fé e devoção.

 

Formação para coordenadores de catequese
No dia 14 de maio, um encontro no edifício Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, reuniu os coordenadores paroquiais da catequese do Decanato Pinhão. Mais de 20 pessoas, das 10 cidades que compõe o decanato, participaram. Segundo Daniela de Souza, uma das coordenadoras diocesanas da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, “Foi um encontro muito alegre e produtivo. Era visível no olhar das catequistas a alegria de estar retomando essas reuniões presenciais que auxiliam na caminhada. [...] Trabalhamos o ‘Ministério da Coordenação’, que está no Diretório Nacional da Catequese. Como são muitas as coordenações novas que estão iniciando essa missão, o tema foi muito importante para fortalece-las”.

 

Dois padres participaram do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP)
Entre os dias 9 e 14 de maio, a cidade de Aparecida (SP) recebeu 532 padres de diversas regiões do Brasil para o Encontro Nacional dos Presbíteros. Representaram a diocese de Guarapuava os padres André Ricardo Santos Lima, de Palmital (PR), e Osmar Duarte do Nascimento, de Pitanga (PR). O encontro contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. 

“Ele [núncio] nos deu uma mensagem bonita, um parecer do Papa Francisco sobre a Igreja e quais seriam as sugestões do Santo Padre para a caminhada. Estivemos aqui com bispo, mestres e doutores sobre o tema Psicologia. Conversamos e refletimos sobre o ‘padre em um conjunto’, emocional, psicológico, espiritual. O padre no seu ser, na sua humanidade e sua fragilidade.”, afirmou o padre André. Clique aqui para conferir o áudio completo da entrevista, concedida à Rádio Cultura FM de Guarapuava.

Encontro da Pastoral da Pessoa Idosa em Pinhão
No dia 14 de maio, sábado, representantes da Pastoral da Pessoa Idosa do Decanato Pinhão se reuniram em Guarapuava, no Instituto João Paulo II. O encontro foi um retorno de uma formação realizada desde abril. Os participantes relataram como foi a experiência de fazer as visitas e os primeiros cadastros das pessoas idosas que necessitam de algum tipo de atenção. Na ocasião, segundo Rozilda de Cacia Lemes do Nascimento, coordenadora diocesana, “as pessoas que participaram do total de 8 encontros se tornaram facilitadores. Agora, eles retornam para as paróquias aptos para fazer a capacitação de novos líderes”.
 

Veja Mais