Bispos do Paraná se reunirão em Assembleia em Guarapuava

A reunião será nos dias 5 e 6 de outubro na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe.

04/10/2022 17H10


Episcopado paranaense reunido na 59ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.

Por CNBB - Regional Sul 2

Tem início às 12h dessa quarta-feira, 05 de outubro, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), a Assembleia dos Bispos do Paraná. Todos os arcebispos e bispos da 18 arqui/dioceses do Paraná e os dois bispos da Metropolia e Eparquia ucranianas estarão reunidos até o meio dia de quinta-feira, 06 de outubro, para dialogar sobre assuntos referentes à caminha pastoral da Igreja do Paraná e a administração do Regional Sul 2 da CNBB. 

Entre os principais assuntos em pauta, estão: os novos passos da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África; os encaminhamentos da síntese da 42ª Assembleia do Povo de Deus, que foi realizada, no final de setembro, nas quatro províncias eclesiásticas do Paraná; o Ano vocacional: “Vocação: Graça e Missão”; assunto referentes às pastorais; e questões administrativas da sede do Regional Sul 2 da CNBB.  

Na noite de quarta-feira, os bispos vão celebrar a eucaristia na Paróquia Santos Anjos, em Guarapuava. A missa será presidida pelo bispo de Guarapuava e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, e pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, dom José Antonio Peruzzo, concelebrada pelos demais bispos e padres presentes.  

Essa é a terceira e última assembleia do ano realizada pelo episcopado paranaense. Além dos assuntos importantes que os bispos deliberam nas assembleias, é sempre um momento de encontro, fraternidade e oração que fortalece a caminhada sinodal da Igreja do Paraná. 

Veja Mais