Conselho Episcopal de Pastoral realiza primeira reunião do ano de forma híbrida

O Conselho tem por missão rever, avaliar e encaminhar assuntos referentes a caminhada pastoral da Igreja no Paraná.

18/05/2022 14H57

Por Regional Sul 2 da CNBB

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB realizou sua primeira reunião do ano nessa terça-feira, 17 de maio, de forma híbrida. Esse conselho é formado pelos bispos da presidência do Regional, por um bispo representante de cada Província Eclesiástica e um bispo da Igreja Católica do rito Ucraniano.

Participaram da reunião, presencialmente, na sede do Regional em Curitiba (PR): o presidente, dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina); pela província de Curitiba, dom Sérgio Arthur Braschi (bispo de Ponta Grossa); pela província de Cascavel, dom Edgar Xavier Ertl (bispo de Palmas-Francisco Beltrão); e pela Igreja Católica do rito Ucraniano, dom Volodemer Koubetch (arcebispo da metropolita); e o secretário executivo do Regional, padre Valdecir Badzinski. Participaram de forma remota, o bispo de Guarapuava e secretário do Regional, dom Amilton Manoel da Silva; pela província de Maringá, dom Mário Spaki (bispo de Paranavaí); e pela província de Londrina, dom Carlos José de Oliveira (bispo de Apucarana).  

Esse Conselho Episcopal de Pastoral reúne-se duas vezes por ano para tratar de assuntos referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e assuntos administrativos do Regional. Segundo estatuto da CNBB Sul 2, o Conselho é “um instrumento de apoio à Presidência, trazendo-lhe a realidade das Dioceses e a caminhada das pastorais e organismos; é também um elo de comunicação do Regional com as Dioceses".  

A Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, foi o primeiro assunto a ser tratado pelos bispos. O casal Pércio Pereira Vitória e Márcia do Rocio Pereira Vitória, que encerrou recentemente o período de quatro anos à frente da coordenação da Missão, esteve presencialmente no Regional e fez um breve momento de partilha sobre as experiências vividas e também sobre as expectativas para o futuro da missão. Dom Geremias entregou ao Pércio, que retornou da missão no último dia 8 de maio, o certificado em reconhecimento por todo serviço prestado.

Em seguida, os bispos tomaram conhecimento da atual realidade da missão e conversaram sobre a visita pastoral missionária que dom Geremias fará à missão, prevista para início de novembro.  

Ao longo de todo o dia, alguns dos assuntos em pauta foram: os subsídios produzidos pelo Regional, a organização da próxima Assembleia do Povo de Deus, a Pastoral da Ecologia Integral, a Lei Geral de Proteção de Dados, o Sínodo dos Bispos e questões administrativas do Regional. 

A reunião concluiu-se no final da tarde. A próxima reunião está prevista para acontecer no mês agosto.

Veja Mais