Diocese de Guarapuava promove formações para cantores e instrumentistas litúrgicos

Os encontros serão assessorados pelo irmão Fernando Vieira, responsável pela Música Litúrgica no Brasil pela CNBB.

23/06/2022 12H00

Ó Deus, eu canto a ti um cântico novo” (Sl 144, 9).

Não há quem não se encante, durante as Missas, com as canções executadas com amor e devoção. Em todas as comunidades, há pessoas que usam seus dons musicais para servir o altar, mas se engana quem pensa que é só “chegar e tocar”. Existem músicas adequadas para cada momento das celebrações e é necessário, por parte dos cantores e instrumentistas, o conhecimento prévio de todos os pormenores que envolvem a Música Litúrgica. Com isso em mente, a diocese de Guarapuava realiza todos os anos formações para pessoas que tem interesse em participar dos grupos de cantos nas igrejas.

Em 2022, serão realizados dois encontros especiais, que contarão com a presença e assessoria do irmão Fernando Vieira, coordenador nacional da Música Litúrgica:

 

• Encontro Diocesano de Formação em Música Litúrgica 

Destinado a pessoas que já atuam ou desejam fazer parte dos grupos de canto nas comunidades. Será na paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, nos dias 25 e 26 de junho. É importante lembrar que para as pessoas que não moram em Guarapuava, há a opção de pernoite, e que os participantes devem levar os próprios instrumentos musicais. Para garantir o conforto de todos, as inscrições devem ser confirmadas até o dia 22 de junho.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição e conferir mais detalhes.

 

• Formação para Ministério de Salmistas

Aproveitando a passagem do irmão Fernando por Guarapuava, será realizada no dia 23 de junho uma formação específica para os Salmistas dos decanatos Centro e Pinhão. Será no Santuário Nossa Senhora Aparecida às 19h.

O Salmista é a pessoa que lê ou canta os Salmos durante a Liturgia da Palavra, na Santa Missa. Na formação, será explicada a importância da função e algumas práticas úteis para sua realização. É importante que os instrumentistas que acompanham os salmistas nas comunidades também participem.

Clique aqui para a acessar o formulário de inscrição e conferir mais detalhes. 

 

Segundo o padre Claudemir da Silveira Didek, coordenador diocesano da Comissão para Animação à Vida Litúrgica, os encontros são uma grande oportunidade para investir na formação das equipes da “Pastoral da Palavra de Deus Cantada”: “a música tem um grande poder de comunicação, de envolver a assembleia e unir os corações e as vozes ao louvor a Deus. Acima de tudo, ela sensibiliza os corações para estarmos mais atentos para conhecer a Palavra de Deus e a colocar em prática”, disse padre Claudemir, que concluiu lembrando que “precisamos também despertar outros instrumentistas e cantores para se juntarem a nós no louvor a Deus e no serviço na Liturgia”.
 

Veja Mais