No 27 de setembro de 2022, o bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, CP, recebeu a confirmação de que irá ocupar a cadeira de número 40 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), antes pertencente ao professor Ariel José Pires, in memoriam. A escolhe se deu por votação entre os membros atuais. A Sessão Solene de Posse terá início às 20 horas do dia 24 de novembro, no auditório do Hotel Kuster, situado na rua Presidente Getúlio Vargas, 1635, Centro.
Além do bispo diocesano, duas mulheres guarapuavanas também tomarão posse como Imortais da Academia: a professora Maria Regina da Silva Vargas e a médica Iara Rodrigues Vieira.
Sobre a ALAC
Fundada no ano de 2001, a ALAC tem por finalidade, segundo o artigo 2º de seu estatuto, “o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura da arte e da ciência, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Guarapuava”.
“Sua trajetória profissional, sacerdotal e episcopal, sempre ilibada, acrescida de inúmeros atributos artísticos e culturais lhe credenciaram a usufruir de maneira honrosa deste seleto grupo”, escreveu o professor Cláudio César de Andrade, presidente da ALAC, em carta para dom Amilton.
“Há cerca de um mês fui procurado pelo professor Cláudio. [...] Me convidaram, alguns padres me animaram e como é mais um espaço de evangelização, aceitei o convite”, disse o bispo.