Guarapuava sedia a 42ª Assembleia do Povo de Deus da Província de Curitiba

Nos dias 23 e 24 de setembro, o encontro deve reunir lideranças de 6 dioceses do Paraná.

22/09/2022 11H12


Nos dias 23 e 24 de setembro a Casa de Formação São João Diego, em Guarapuava, acolherá a 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. Diferente dos outros anos, em que o encontro reunia representantes de todas as dioceses do Paraná em um único local, em 2022 se optou por dividir a reunião por Províncias, com o objetivo de, segundo a organização, facilitar a participação de mais pessoas. “A estimativa é que em cada província participem cerca de 200 pessoas, atingindo um total de aproximadamente 800 participantes. Quando a Assembleia é centralizada em um único lugar, a participação fica limitada a 150 pessoas”, diz um trecho da matéria publicada no site do Regional.

No final de semana, serão realizados 4 encontros no Paraná, um para cada Província, todos pautados pelo mesmo tema: “O fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana”. “Será um momento intenso de diálogo que deverá gerar compromisso par ao nosso trabalho pastoral nos próximos anos”, disse dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB em vídeo de divulgação:

 

 

Além dos bispos e lideranças de pastorais e movimentos, o encontro de Guarapuava deve reunir representantes do Sínodo dos Bispos, coordenadores da Ação Evangelizadora e seminaristas das etapas finais de formação das 6 arqui/dioceses que compreendem a Província de Curitiba: São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Guarapuava e Curitiba. A eparquia de Prudentópolis e a metropolia de Curitiba, do rito ucraniano, também participarão.

O encontro terá início na sexta-feira, dia 23, às 18 horas, e terminará no sábado, dia 24, às 19 horas. Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, será o assessor.

O bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, CP, está na Itália participando de atividades referentes à Congregação Passionista, então não poderá comparecer no encontro. Confira a mensagem que ele enviou por ocasião da Assembleia:

“O tema escolhido para a Assembleia do Povo de Deus é muito pertinente. A Iniciação à Vida Cristã e as Comunidades Eclesiais Missionárias são desafios que a Igreja no Brasil está enfrentando. Estamos conscientes que este é o caminho da Igreja hoje, de levar Cristo ao coração das pessoas e as pessoas ao coração de Cristo.

Conscientizamos para a formação de comunidades, não apenas as paróquias, mas também onde a Igreja ainda não chegou. É lá que devem estar as Comunidades Eclesiais Missionárias, através dos pequenos grupos de reflexão, das novenas, dos terços, entre outros, para que possam se reunir, sobretudo em torno da Palavra de Deus.

A Assembleia do Povo de Deus é um momento de conscientização maior sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, e é um privilégio para Guarapuava sediar a Assembleia da Província de Curitiba. Estarão seis dioceses, representadas pelos bispos e coordenadores de várias pastorais e movimentos ligados aos temas do encontro. Não foi possível chamar a todos, mas as pessoas que participarão contribuirão nas prioridades da Ação Evangelizadora, tanto no Regional quanto na diocese.

Um abraço para todos.”

Veja Mais