Igreja no Brasil dá início ao 3º Ano Vocacional em 19 de novembro

A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

18/11/2022 15H06


Por CNBB

No dia 19 de novembro, a partir de 16h30, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional de Aparecida.

A coletiva de imprensa, com início às 16h30, acontecerá na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, com possibilidade de participação presencial dos jornalistas, participação remota via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e portal A12, facebook da CNBB e CRB Nacional.

Durante a coletiva, os convidados irão abordar um panorama histórico e a importância de se celebrar um ano vocacional na Igreja do Brasil, as principais atividades que irão acontecer em todo o país, os desafios e perspectivas para a cultura vocacional hoje, dentre outros assuntos correlatos. O bispo de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, que é o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, aprofundará o tema “Vocação, graça e missão”; e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” do 3º Ano Vocacional do Brasil. A Irmã Maristela Ganassini, assessora do Setor Juventudes e Vocações da CRB e membro da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB em sua fala, apresentará os objetivos do 3º Ano Vocacional e o histórico dos anos anteriores. A terceira convidada da coletiva será Sônia Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), com apresentação sobre o chamado da vocação laical para o serviço eclesial.

Após a coletiva, a partir de 18h, Dom Salm preside a missa solene de abertura do Ano Vocacional no altar central do Santuário Nacional. A celebração terá transmissão pela TV Aparecida, TV Pai Eterno e mídias digitais da CNBB.

 

Sobre o Ano Vocacional

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.

A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.

A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Veja Mais