No dia de Sant’Ana, três cidades da diocese de Guarapuava terão festas

As cidades de Guarapuava, Pitanga e Laranjeiras do Sul tem uma vasta programação para o dia 26 de julho.

25/07/2022 08H59


Sant’Ana e São Joaquim, padroeiros dos idosos e dos avôs, foram o casal que trouxe ao mundo a mãe de Jesus, Maria. Segundo os escritos atribuídos ao apóstolo Tiago, o casal não conseguia ter filhos, o que na sociedade da época era considerado uma vergonha. Porém, eram pessoas de fé e sempre confiaram no Senhor. Certa vez, Joaquim se retirou para o deserto e, de acordo com os textos, recebeu a visita de um anjo, que lhe comunicou que as preces seriam atendidas e que Ana daria à luz uma menina, Maria. Por causa dessa história, são considerados também os intercessores pelos casais que não conseguem ter filhos.

Na diocese, existem três paróquias dedicadas a Sant’Ana, localizadas nas cidades de Guarapuava, Pitanga e Laranjeiras do Sul. Chegando o dia da festa, 26 de julho, as programações prometem juntar as comunidades pela fé, alegria e comunhão. Confira:


Guarapuava: eventos especiais para os avôs e avós

A paróquia Sant’Ana, de Guarapuava, localizada no bairro Santana, promoverá uma série de eventos para os idosos, em especial para os vovôs e vovós. No próximo sábado, dia 16, às 15h, será realizado o chá das vovós, que já está com os ingressos esgotados.

No outro sábado, dia 23, a Missa das 19h será especial para os netos. Em seguida, a tradicional Noite da Sopa reunirá as famílias do bairro no Salão Paroquial. É importante lembrar não serão vendidas entradas na hora, e quem quiser participar deverá adquirir antecipadamente na secretaria da paróquia.

No dia 24, domingo, durante toda a tarde haverá o Encontro Festivo da Comunidade, onde será servido o bolo de Sant’Ana. Na missa das 19h, haverá a bênção especial para os empresários.

Em 26 de julho, dia da padroeira, após a Missa em hora a Sant’Ana, às 19h, será realizada noite da partilha, onde cada família leva um lanche ou bebida. 

Clique aqui para acessar a página do Facebook da paróquia Sant’Ana de Guarapuava.


Laranjeiras do Sul: cidade unida

Na paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul, a novena em preparação para a festa será entre os dias 17 e 25 de julho, sempre às 19 horas e na igreja matriz.

Para quem gosta de boa gastronomia, no sábado, dia 23, haverá a noite da lasanha, começando às 19h. No domingo, dia 24, o prato principal do almoço será macarronada. Na segunda-feira, às 19h, serão servidos deliciosos pirogues. Dá água na boca só de pensar.

No dia 25, segunda-feira, também será realizada a 6ª Cavalgada em Honra a Sant’Ana, às 9h, pelo grupo Muladeiros Casco Duro. No mesmo dia os padres darão a bênçãos aos veículos durante todo o dia, na rua XV de Novembro.

Música e alegria também animarão a festa. O Sant’Ana Fest, concurso de música sertaneja, popular e gospel, reunirá as mais belas vozes da comunidade. As eliminatórias terão início no dia 23, sábado, às 20h30, e a grande final será no dia 26, terça-feira, às 15h.

No dia de Sant’Ana, 26 de julho, a programação terá início bem cedo. Às 7h30, todos estão convidados para a Missa dos Avós. Às 10h, a Missa Solene iniciará logo após a recepção dos tropeiros com a imagem da padroeira. Ao meio-dia, um delicioso churrasco será servido para a comunidade. Durante toda a tarde, muitas brincadeiras, música e alegria unirão as famílias.

Clique aqui para acessar a página do Facebook da paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul.


Pitanga: ordenação diaconal
A cidade de Pitanga não vê a hora de chegar o dia da festa, porque lá será realizada uma cerimônia ímpar. João Rafael Alves, que já há algum tempo tem exercido seu trabalho pastoral na paróquia, será ordenado diácono pelas mãos do bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP. A Missa será no dia 26 de julho, às 10 horas, e deve contar com grande participação da comunidade.

Entre os dias 22 e 31, uma vasta programação festiva promete aquecer a fé dos participantes. Sempre começando às 19h, as novenas serão presididas por diferentes padres de todas as cidades da diocese. No dia 26, dom Giovanni Zerbini, bispo emérito, marcará presença. 

No grande dia da festa, 31 de julho, domingo, a Santa Missa das 10h30 será precedida de uma bonita carreata com os padroeiros das 37 comunidades que pertencem à paróquia. Ao meio dia, um delicioso almoço festivo com churrasco agitará a cidade. Participe!

Clique aqui para acessar a página do Facebook da paróquia Sant’Ana de Pitanga.


Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 

"Na velhice, continuarão dando frutos" (Sl 92,15).

No dia 24 de julho, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco concederá a indulgência plenária a todos os idosos que participarem das Missas, bem como para todos aqueles que realizarem uma obra de misericórdia para uma pessoa idosa.


ATENÇÃO! Em todas as paróquias e comunidades da diocese de Guarapuava, é proibida a venda bebidas alcoólicas nas festas e demais eventos.
 

Veja Mais