Obra Social dos Vicentinos é fundada em Laranjeiras do Sul (PR)

A Conferência Nossa Senhora Aparecida deve ajudar a construir melhores condições de vida para as famílias necessitadas da região.

15/09/2022 09H00


Foto: PASCOM paroquial

No dia 11 de setembro de 2022, a cidade de Laranjeiras do Sul (PR) acolheu o encontro que oficializou a fundação da Conferência Nossa Senhora Aparecida, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). A organização deve atuar na promoção de melhores condições de vida para a população da região. 

Estiveram presentes representantes de diversas instituições que auxiliarão os trabalhos, como o padre Sebastião José Gulart, pároco da paróquia Sant’Ana e coordenador da Comissão da Dimensão Sócio Transformadora da diocese de Guarapuava, irmãs Danieli Sbizaro e Silvane Frasson, representando a Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Letícia Conrado de Oliveira, presidente do Conselho Central de Guarapuava da SSVP e Milena Gomes Fonseca, secretária designada para auxiliar os trabalhos.

Antes de iniciar o auxílio às famílias, os 15 “confrades e consócias” que se voluntariaram a prestar os serviços receberam uma formação, que iniciou no dia 6 de março de 2022, com a equipe do Conselho Metropolitano de Maringá, e continuaram ao longo do ano com a equipe do Conselho Central de Guarapuava. “Tivemos o conhecimento do livro Regra, usado pelos Vicentinos, e iniciamos também as visitas em algumas famílias. Hoje estamos assistindo aproximadamente 30 famílias aqui na paróquia. Somos em 15 membros, praticamente todos ativos”, informou Ana Lucia Batelani, primeira presidente da Conferência de Laranjeiras do Sul.


A Sociedade São Vicente de Paulo

A SSVP é uma organização civil compostas por leigos, homens e mulheres, dedicados ao trabalho de caridade à luz da Palavra de Deus. Foi fundada no ano de 1833 em Paris, na França, e atua em mais de 150 países, auxiliando diariamente mais de 30 milhões de pessoas. No Brasil, a instituição está presente desde 1872, mantendo creches, escolas, projetos sociais e lares de idosos, onde aproximadamente 74 mil famílias são atendidas por 153 mil voluntários.

Na diocese de Guarapuava, o início dos trabalhos em Laranjeiras do Sul se soma às demais conferências já existentes. Em Guarapuava existem 11 grupos, com mais dois em formação, e o Albergue Noturno Frederico Ozanam. Em Cândido de Abreu, a conferência ainda é jovem, mas já está rendendo frutos na comunidade. Em Pitanga, o destaque é para a horta comunitária coordenada pelos Vicentinos. “São diversos pequenos grupos atuando. A nossa região é grande, e a tendência é que a gente vá levando para mais cidades”, disse Danilo Muraro Canhoto, Vice-presidente do Conselho Central de Guarapuava e presidente da Conferência Nossa Senhora de Belém.

Clique aqui para acessar o site da SSVC e conhecer melhor a instituição.

Veja Mais