Outubro é o mês das missões

Em 2022, o tema escolhido para a Campanha Missionária é “A Igreja é missão”, e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

17/10/2022 08H00


Para os católicos brasileiros, outubro é o mês das missões. As Pontifícias Obras Missionárias (POM’s), com apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, promovem diversas iniciativas para animar as celebrações em todo o país. Os fiéis são convidados a conhecer os trabalhos missionários da Igreja, que não apenas tornam conhecida a Palavra de Deus em lugares distantes, mas também levam dignidade, cuidado e esperança para as pessoas.

Em 2022, o tema escolhido para a campanha é “A Igreja é missão”, e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde foi destacada a natureza missionária da Igreja.

Na diocese de Guarapuava, os materiais disponibilizados pelas POM’s para animar o mês missionário foram distribuídos para todas as paróquias. Em outubro, as pastorais e movimentos devem começar a organizar os eventos e celebrações em alusão ao mês missionário. Uma das atividades mais esperadas são as novenas, que em 2022 devem destacar o “testemunho de missionários e missionárias, cristãos leigos e leigas, da vida consagrada, de ministros ordenados, de povos originários, do povo de Deus das Igrejas locais e dos visibilizados que, nos confins do mundo, testemunham o Evangelho de Jesus Cristo, tendo o Espírito Santo como protagonista da missão”.

Os recursos arrecadados pela Campanha Missionária, através das coletas dos dias 22 e 23 de outubro, auxiliarão diversos projetos, através do Fundo Universal de Solidariedade. Parte das doações serão direcionadas para 1050 dioceses pobres espalhadas pelo mundo, que precisam das doações para continuar existindo.

Pauline Marie Jaricot

Um dos testemunhos missionários destacados para o mês missionário de 2022 é o da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM), como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

Mais informações sobre a Campanha Missionária, bem como a prestação de contas, serão publicadas no site oficial das Pontifícias Obras Missionárias:

www.pom.org.br

Veja Mais