Ouvintes da Rádio Cultura e sócios do Clube do Ouvinte realizarão romaria no dia 2 de fevereiro

'Com Maria vamos a Belém' é o chamado aos sócios do Clube do Ouvinte extensivo a todos os devotos de Nossa Senhora de Belém.

14/01/2022 08H33

No dia da padroeira de Guarapuava, 02 de fevereiro, haverá uma caminhada da paróquia Santos Anjos, no Bairro São Cristóvão até a Catedral Diocesana, no centro da cidade.

"Com Maria vamos a Belém" é o chamado aos sócios do Clube do Ouvinte da Central Cultura de Comunicação extensivo aos devotos da padroeira da cidade e Diocese de Guarapuava.

Saiba mais ouvindo a matéria

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FESTA

Há 203 anos, a fé e a confiança na intercessão de Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade e da diocese de Guarapuava (PR), está viva nos corações dos fiéis. Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, a população se reúne na Catedral dedicada a ela para agradecer as graças alcançadas e pedir a sua proteção na caminhada que seguirá.

Em 2021, a festa foi diferente. A pandemia da COVID-19 causou uma mudança de comportamento com proporções nunca antes vistas na sociedade, forçando a realizar as celebrações com poucas pessoas na igreja. A fé do povo continuou forte, e isso ficou evidente no grande número de pessoas que acompanhou as celebrações pelas redes sociais, curtindo, comentando, compartilhando e principalmente rezando.

Em 2022, a consciência em relação à pandemia está amadurecida. Um grande número de pessoas já está vacinado, com duas doses. As medidas de prevenção à transmissão da doença são parte do cotidiano. Aprendemos que as máscaras podem fazer parte do vestuário básico. Álcool em gel tem presença garantida na lista de compras das famílias. Distanciamento social já não é mais motivo de estranheza e desconfiança, mas sim de amor pelo próximo. É chegado o momento de unir novamente a comunidade, com responsabilidade.

A festa da padroeira da diocese de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, será uma oportunidade de reencontro, e de reaprender com Ela a amar. Essa afirmação está presente no tema escolhido, inspirado pela Campanha da Fraternidade 2022: “Maria, fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31, 26). Na tradicional novena que precede o grande dia, serão apresentados os ensinamentos bíblicos onde Maria, com humildade e sapiência, nos mostra o caminho para o Senhor. Confira, na próxima página, a programação:

 

De 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022, acontecem as novenas nos horários das 15h e 19h.

No dia 22 de janeiro, a tradicional costela minga da Catedral. No mesmo dia será realizada a 9ª Corrida Rústica da Padroeira, a partir das 17h, com a largada da caminhada e às 19h, largada da Corrida em frente ao Santuário.

No dia 26 de janeiro (quarta-feira) e 28 (sexta-feira) das 9h às 17h, na rua Senador Pinheiro Machado, a tradicional bênção de veículos.

Em 2 de fevereiro, dia da grande festa, a Missa Festiva da Padroeira, presidida por dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano, será às 9h30. A procissão será em volta da Praça 9 de Dezembro. O tradicional churrasco será servido, no sistema drive-thru. Às 7h e 19h também haverá celebrações Eucarística.

 

Veja Mais